sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Ratatouille

Prato prático, nutritivo e delicioso, fica muito bem servido como entrada junto a vinhos leves ou como acompanhamento de carnes grelhadas, podendo aí, ser apreciado com vinhos mais encorpados.

 Ratatouille pode ser servido quente ou frio. Um prato rústico, típico da região da Provença (o prato original usa ervas de provença para perfumar) em que se notam influências espanholas e italianas.


Ingredientes:
Ingredientes 
2 abobrinhas
berinjela
2 tomates 1 cebola roxa
1 pimentão vermelho
3 dentes de alho inteiros e com casca (somente para perfumar)
ervas frescas como alecrim, hortelã e manjericão (mas fique a vontade para escolher as suas)
óleo para regar 
sal a gosto.



Preparo:
Lave bem e corte todos os legumes em rodelas, arrume em uma forma untada, intercalando um legume e outro. Espalhe os dentes de alho, adicione sal, as ervas e regue com óleo.
Pronto para ir ao forno
Cubra a forma com papel alumínio e asse a 180° por 30 minutos, retire o papel alumínio e asse até dourar (mais ou menos 10 minutos).
Sirva com carne grelhada, aqui servi com a "ponta de costela perfumada"

Você pode servir com mostarda de boa qualidade, se gostar. Aqui usei uma deliciosa, com ervas de provença, importada da França (encontrada em lojas especializadas) mas como não é tão fácil de encontrar você pode usar uma mostarda de boa qualidade.

Enquanto isso, aprecie seu vinho e prepare uma carne como acompanhamento (veja a receita no blog da ponta de costela perfumada). 
Dica de vinho: vinho verde é a cara do verão, esse é Solar das Bouças-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário