domingo, 22 de março de 2015

Torta de camarão e abóbora - massa simples integral

Chamo essa massa de simples pois uso sempre duas opções: ou a podre ou essa. A podre é uma massa mais prática de fazer pois não precisa amassar, abrir a massa e enfarinhar a casa toda como essa. Porém vamos ser sinceros.. quem está de dieta torce um pouco o nariz pra praticidade e crocância da massa podre, certo?! Já que ela leva grande quantidade de gordura.

Enfim, essa massinha aqui eu adoro pois é uma diversão o preparo, leva mais tempo mas nada como um bom vinho e música para acompanhar o preparo e esperar os amigos!

Ingredientes
Massa
200g de farinha de trigo
200g de farinha integral 
2 colheres (sopa) linhaça
200g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
1 gema para pincelar 

Ingredientes
Recheio
500g de camarão médio ou pequeno
1/2 abóbora moranga cozida e amassada
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1/2 vidro de leite de coco
ervas finas a gosto
sal a gosto

Preparo
Massa
Juntes todos os ingredientes e sove até obter uma massa bem lisa e uniforme, ela deve soltar das mãos. Ajuste a farinha caso fique úmida. Caso fiquei muito seca (farelenta), adicione água em colheradas. 

Em uma superfície lisa, polvilhe farinha e abra a massa com rolo de macarrão. Reserve uma parte para cobrir a torta. Coloque a massa em uma forma de fundo removível e deixe uma parte da massa para fora, isso ajudará a juntar com a "tampa" de massa, unindo as duas partes. Cubra com o recheio e finalize com a assa reservada para ser usada como "tampa", pincele a gema e leve para assar em forno preaquecido (180º) por 20 a 30 minutos.

Preparo
Recheio
Refogue a cebola, adicione o alho e em seguida os camarões. Quando estiverem rosados, adicione sal e as ervas de sua preferência e o leite de coco. Incorpore a moranga amassada. 



DICA:
Como essa massa não leva fermento, ela não crescerá. Por isso, abra ela e deixe o mais fina que puder (mas não deixe furar para não escapar i recheio). Isso garantirá que ela fique crocante e leve. 

Servi com Trapiche Malbec 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário