Pois esta é a minha versão do frango empanado zero culpa! Ele fica tão crocante quanto o tradicional mas quase zero adição de gordura.

Ingredientes:
- 4 sobrecoxas de frango sem pele
- 1 colher (sobremesa) de canela em pó
- 1 colher (sobremesa) de noz moscada
- 1 colher (sobremesa) de gengibre picado
- 1 colher (sobremesa) de cury em pó
- 1 colher (café) de pimenta calabresa
- Suco de 1 limão
- 2 dentes de alho amassados
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo para dourar o frango
- Farinha de rosca para empanar
- 2 ovos batidos ligeiramente com 100ml de leite e cebolinha verde picada.

Em uma frigideira grande (que caiba as 4 sobrecoxas juntas) e, de preferência, própria para ir ao forno (cabo de inox), aqueça o óleo.
Empane os frangos: passe na farinha de rosca, no ovo batido com leite e novamente na farinha. Faça isso com todos e só então distribua todos na frigideira. Baixe o fogo e deixe até que forme uma crosta em baixo, então vire todos.
Em forno pré-aquecido a 180 graus, leve os frangos para assar por aproximadamente 50 minutos, ou até que esteja cozidos no meio (passe a faca no centro de um deles para testar, não sirva frango cru, de jeito nenhum).
Provavelmente irá sobrar os ovos batidos que você usará para empanar. Então, para o acompanhamento eu fiz:
Tiras de pimentão vermelho e abobrinha (use outro legume como cenoura, se tiver), refoguei até murcharem (sempre por último a abobrinha pois por tem muita água, cozinha rápido). Em seguida, joguei o restante dos ovos por cima, coloquei uma fatia de mozarela e tampei a frigideira.
Servi também um repolho cortado em tirinhas e um pouco de alface.
Claro, você pode preparar um bom arroz como acompanhamento também ou até um purê de batatas.
Servi com um Cabernet Sauvignon Australiano, o Fish Eye: é muito aromático, frutado e bom corpo. Não é tão forte e persistente como a maioria dos Cabernet, por isso vai muito bem com esse frango.
Nenhum comentário:
Postar um comentário