sexta-feira, 1 de julho de 2016

Maminha ao Molho de Cerveja Preta



Basta gostar de garne vermelha (e nós amamos) pra apreciar uma boa maminha ao molho de cerveja preta.

Se você pesquisar essa receita por aí, vai encontrar muitas para copiar porém praticamente todas têm algo em comum: o tal do "adicione um pacote de creme de cebola ao molho", sabe aquela sopa de creme de cebola, de pacotinho? Poi é esta mesma.. a maioria das receitas leva esse ingrediente, ela serve para dar cremosidade ao molho e acredito que também sabor. Mas se queremos sabor de cebola, usemos cebola, certo?!

Quem acompanha o meu Blog sabe que procuro cozinhar pratos com aquele tempero caseiro e o mais saudável possível, por isso eu não gosto de usar esses ingredientes. É sempre possível obter sabor, textura de forma natural. 


Aqui vai a minha versão dessa receita quase clássica e tão apreciada por todos.


Ingredientes: 
  • 1 peça de Maminha inteira 
  • 1 lata de cerveja preta 
  • 1 copo de água 
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo 
  • 5 cebolas sem casca cortadas em 4 partes
  • 3 dentes de alho picados 
  • 2 tomates grandes e maduros picados sem casca
  • ramo de tomilho ou a erva de sua preferência 
  • sal fino a gosto

Preparo:
Selar a carne: Aqueça uma panela grande, suficiente para que a peça de maminha caiba inteira, coloque a maminha com a gordura para baixo por 5 minutos e mais 5 minutos do outro lado. Retire a carne e reserve.

Adicione as cebolas e quando começarem a murchar, adicione o alho e refogue. Adicione os tomates, o tomilho e a água. "Deite" a maminha nessa cama de cebolas, com a gordura pra cima, adicione o sal na carne. Tampe a panela e em fogo baixo, cozinhe por uma hora. 


DICA: a função das cebolas aqui é dar muito sabor ao prato (substituindo o tal creme de cebola), você pode picar elas grosseiramente pois não serão servidas junto com o molho. O fundo da panela deve servir como uma cama de cebolas. 


Adicione a cerveja e cozinhe por mais uma hora. Retire a carne, coe o molho. A parte, dissolva a farinha com um pouco de água e junte ao molho coado, leve ao fogo para engrossar por alguns minutos. 
Em uma travessa, fatie a carne, cubra com o molho e sirva.

Aqui o acompanhamento foi um bom aipim e gratinado de berinjela, abobrinha e tomate (basta fatiar, intercalar um com o outro, regar com um fio de azeite e levar ao forno por 20 minutos)


O vinho para harmonizar? Malbec! Ou, claro, uma boa cerveja de trigo.

Quer uma receita para sobremesa? Veja esse docinho de limão que já publicamos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário