domingo, 3 de julho de 2016

Qual o Segredo de um Risoto Cremoso e Saboroso?



Segredos do Risoto...


Quer fazer um risoto super cremoso e saboroso? Já tentou algumas formas mas nenhuma ficou parecida com aquela que você comeu em um restaurante?

Aí vão algumas dicas para seu risoto ficar perfeito:


1. O Arroz: o arroz arbóreo fará o seu risoto atingir o ponto certo. Ele dará cremosidade ao prato. 

2. Manteiga: pouca manteiga no início (ao iniciar as frituras) e uma dose extra de manteiga ao finalizar o prato.

3. Caldo: o caldo do risoto dever ser caseiro, nunca use caldo em tabletes ou qualquer outra coisa industrializada. Um bom caldo leva legumes, cebola, alho, especiarias e tempero fresco. 

4. Cocção: o líquido usado e o arroz devem estar sempre ferventes, ser mexido constantemente, risoto é um prato que não pode, jamais, ser esquecido no fogão. Geralmente o tempo de cocção de um risoto não deve ultrapassar 15 a 20 minutos.

5. Finalização: manteiga fria e queijo (opcional) para finalizar. Deve ser servido imediatamente.

6. Acompanhamento: o ideal são os vinhos. Vale mais a preferência, mas funciona ainda a regra geral do tinto para as receitas com sabores fortes e marcantes e do branco para os pratos mais suaves e leves. 

7. Risoto de quê? É possível acrescentar qualquer ingrediente comestível ao risoto, como peixes, carnes, legumes, frutas, queijos e ervas. Esses itens darão sabor e textura farão do prato uma entrada, acompanhamento ou prato principal. O acréscimo deve ser feito em etapas diferentes de acordo com o ingrediente utilizado. Legumes crus podem ser refogados juntamente com o arroz. As frutas devem ser adicionadas no final. Já as carnes frescas entram no risoto já cozidas e salteadas e, só na conclusão do preparo, para não perder textura, sabor e aparência com o cozimento.


8. A panela: deverá ser de material pesado que possibilite uma boa transmissão e retenção de calor. Outra possibilidade é a utilização das panelas de ferro fundido esmaltado, não é aconselhado usar as de alumínio.

Passo a passo básico:

1.Refogue pouca (1 a 2 colheres de sopa) cebola picada em manteiga aquecida. Geralmente, utiliza-se ¼ da quantidade total da manteiga indicada na receita.
2.Adicione o arroz e toste até todos os grãos ficarem cobertos por uma fina película de manteiga (gordura).
3.Adicione o vinho (de preferência branco e seco) e reduza.
4.Adicione uma concha de (sopa) água ou caldo fervente ao risoto.
5.Quando o líquido estiver quase seco, adicione mais uma concha e assim, sucessivamente, até o arroz ficar cozido, mas ainda “al dente”.
6.Retire o risoto do fogo e misture manteiga fria e queijo parmesão (opcional) para conferir mais cremosidade e sabor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário